segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Concurso de poesia 2013 | “O que faço com tanto…”

II Concurso da Associação de pais e encarregados de educação da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana e Biblioteca escolar:


Regulamento do concurso

INTRODUÇÃO
Dando sequência a atividades que promovam a ligação dos encarregados de educação à escola e, simultaneamente, o reforço das parcerias externas dos alunos, bem como a promoção da leitura e escrita, a Associação de pais e encarregados de educação da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana e a Biblioteca escolar propõem a realização do Concurso de poesia 2013 “O que faço com tanto…”.

DESTINATÁRIOS
O concurso é dirigido aos alunos dos 2º aos 12º anos da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, divididos em quatro escalões: 2º ciclo; 3º ciclo; secundário; e restante comunidade escolar (encarregados de educação, familiares, funcionários, professores…).

APRESENTAÇÃO A CONCURSO
São admitidos a concurso trabalhos em duas modalidades:

Modalidade 1
·         Um concorrente escreve até 3 poemas próprios individualmente.

Modalidade 2
·         Dois ou mais concorrentes escrevem até 3 poemas próprios coletivamente, desde que pertencentes ao mesmo escalão.

Procedimentos:
· Cada participante colocará, na caixa deixada na Biblioteca escolar:
- uma folha com o(s)poema(s),  assinado(s) apenas com pseudónimo e escalão ;
- uma folha (fornecida pela Biblioteca) na qual escreverá: pseudónimo, escalão, nome completo, nº, ano/turma, nº da modalidade;
· Cada concorrente pode concorrer com um número máximo de três poemas.

PRAZOS
Os poemas a concurso devem ser entregues até ao dia 17 de dezembro de 2013, na Biblioteca.
   
DIVULGAÇÃO
Os poemas serão divulgados pela Biblioteca Escolar, a RG Livreiros e a Associação de pais e encarregados de educação da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, no início do 2º período. Os trabalhos serão também divulgados no portal do Agrupamento, nas páginas de facebook da RG Livreiros e Bibliotecas do Agrupamento e estarão em exposição na biblioteca, no início do 2º período.

PRÉMIOS
A cerimónia de entrega de prémios será efetuada no início do 2º período, em data a determinar, dinamizada pelos parceiros acima mencionados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A candidatura a este concurso implica a total aceitação dos termos do Regulamento que deverão consultar no portal do Agrupamento e na Biblioteca.

O representante da  Associação de pais e encarregados de educação da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana e a coordenadora das bibliotecas do agrupamento,


José Batalha

Dulce Teixeira

Prémio Infante D. Henrique

O Prémio Infante D. Henrique é a versão portuguesa do "International Award for Young People", criado em Inglaterra em 1956 e atualmente espalhado por mais de 130 países de todo o mundo, tendo já sido realizado por cerca de 10 milhões de jovens.

Tem atualmente mais de 1 milhão de participantes, entrando quase 500.000 novos jovens todos os anos.

É de adesão voluntária e sem quaisquer pré-requisitos e destina-se a jovens entre os 14 e os 25 anos.

Visa o desenvolvimento pessoal e social dos jovens através de atividades não competitivas, individuais e em grupo, em 4 áreas:

- Serviço à comunidade, em que os jovens prestam serviço voluntário comunitário escolhido por si próprios, nas áreas que entenderem.

- Desenvolvimento de talentos pessoais, em áreas que vão da arte (música, pintura, escultura, teatro) à aquisição de competências (das línguas à culinária).

- Recreação física e desporto.

- Atividade de aventura, que implica algum tempo passado em contacto com a natureza.

Com o prémio os jovens adquirem maior conhecimento sobre si próprios, aumentam a sua autoconfiança e autoestima, aprendem a tomar decisões e aceitar as suas consequências, desenvolvem a sua capacidade de integração em ambientes que não lhes são familiares, tornam-se mais maduros e responsáveis, tornam-se melhores cidadãos.

O Prémio tem a duração mínima de 6 meses para o nível mais baixo (bronze) e a duração mínima de 18 meses para o nível mais elevado (ouro), é reconhecido nos "Curriculum Vitae" dos jovens e é considerado um passaporte para as melhores universidades do mundo, que valorizam muito este tipo de atividades. É também considerado uma mais valia para muitas das melhores empresas do mundo, pois está reconhecido por muitas associações empresariais.

Os melhores colégios (Salesianos do Estoril ou Saint Julians, por exemplo) têm esta atividade à disposição dos seus alunos.

Se houver interessados, podemos tentar que a Ibn Mucana também adira.
  

José Batalha

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Informação sobe a reunião realizada entre a AP e a Direção da Escola

Estivemos reunidos com a direção da Escola para vermos como vamos, conjuntamente, implementar o Plano de Atividades aprovado na nossa Assembleia Geral. 

Ficou claro que a principal tarefa para este período, será a vitória no Orçamento Participativo. O objetivo do OP é um objetivo de toda a Escola. Pais, professores e alunos vão ser chamados a participar em várias ações, tais como: 
- Escolha dos primeiros cartazes a alertar que vamos precisar do voto de todos (quem ainda não se pronunciou pode fazê-lo durante este fim de semana, pois estes cartazes serão afixados durante a próxima semana). 
- TRIM está a pensar no guião para o vídeo de 1 minuto que a CMC vai fazer sobre a nossa proposta, que em princípio será gravado no dia 25. 
- A TRIM está ainda a preparar um outro vídeo, um pouco mais detalhado, para ser colocado nas redes sociais. 
- Estão também a preparar um spot de rádio para ser passado na rádio da escola. 
- O Grupo de Teatro e Dança foi desafiado a preparar uma pequena animação de rua para ser apresentada em vários locais. 
- A turma do 11º ano do Curso Profissional de Design Gráfico está a preparar uma série de T-shirts para serem usadas por quem for distribuir os nossos panfletos apelando ao voto. 
- Estão também a preparar uma faixa com 3 metros para colocar na vedação exterior da escola. 
- Está prevista uma festa convívio para o dia 13 de dezembro, com música, poesia, comes e bebes. 
- Iremos participar no dia 4 de dezembro nas reuniões com os diretores de turma para vermos como vamos mobilizar todos os membros da comunidade escolar para este objetivo. 

Já fora do OP foi aceite, sem qualquer reserva, a nossa proposta de acompanharmos a qualidade das refeições servidas no refeitório. A Direção informou-nos que nem sequer é preciso informar previamente da nossa ida ao refeitório. Nos dias que entendermos, vamos à escola à hora do almoço e só nesse momento informamos a direção que vamos provar a comida. 
Foi também aceite a nossa proposta de participarmos em algumas aulas para a cidadania. Pedimos a todos os pais que estiverem disponíveis, que nos manifestem essa disponibilidade, bem como os temas que gostariam de abordar, para podermos elaborar uma lista de temas. 
Falámos ainda do nosso interesse em que a nossa escola participe no Prémio Infante D. Henrique, que constituirá uma grande mais valia para todos os jovens que decidam realizá-lo. Este assunto merece uma referência muito mais detalhada, que será feita muito em breve. 

Terminamos, sublinhando o clima de grande colaboração com que decorreu a reunião. 
Todos juntos faremos uma Ibn Mucana melhor. 

José Batalha

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Orçamento Participativo | Ibn Mucana | PROJETO APROVADO!!!!

Na passada 6ª feira apanhámos um valente susto.

A responsável pelo Orçamento Participativo (OP) telefonou-nos ao fim da manhã, dizendo que o projeto de ampliação do refeitório seria chumbado (e não seria colocado à votação da população) porque não tinha sido enviada a autorização do Ministério da Educação.






Alertada a Drª Teresa Lopes, conseguiu-se, com grande empenho da sua parte, que a referida autorização nos fosse enviada às 17 horas e 47 minutos, no limite do tempo à aprovação do nosso projeto.

Foi hoje oficialmente publicada a lista dos projetos que vão ser submetidos à votação dos munícipes e o nosso é um deles.

Está já marcada para a próxima 4ª feira, pelas 16 horas e 30 minutos, uma reunião entre a direção da Associação de Pais (AP) e a direção da escola, para definirmos conjuntamente estratégias de implementação do Plano de Atividades da AP aprovado na última Assembleia Geral, de que o OP é o principal e mais imediato.

Vai ser uma competição intensa pois estão 23 projetos em concorrência, dos quais 9 foram apresentados por Associações de Pais de escolas do concelho.

Com a participação de todos iremos conseguir.

Apelamos a todos os membros da nossa comunidade, que nos enviem, desde já, sugestões de ações para a divulgação do nosso projeto.


José Batalha 

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Paisagem

...um bom fim de semana para todos!

















Passavam pelo ar aves repentinas,
O cheiro da terra era fundo e amargo,
E ao longe as cavalgadas do mar largo
Sacudiam na areia as suas crinas.

Era o céu azul, o campo verde, a terra escura,
Era a carne das árvores elástica e dura,
Eram as gotas de sangue da resina
E as folhas em que a luz se descombina.

Eram os pinheirais onde o céu poisa,
Era o peso e era a cor de cada coisa,
A sua quietude, secretamente viva,
E a sua exaltação afirmativa.

Era a verdade e a força do mar largo,
Cuja voz, quando se quebra, sobe,
Era o regresso sem fim e a claridade
Das praias onde a direito o vento corre.

Fotografia de Nanã Sousa Dias
Poema de Sophia de Mello Breyner Andresen

Campanha | Papel por Alimentos | A AECC associou-se à AP da Ibn Mucana

A Associação Empresarial do Concelho de Cascais (AECC), associou-se à campanha, contínua e permanente, de recolha de papel, promovida pela Associação de Pais da Escola Ibn Mucana, em Alcabideche.



Conta Associação de Pais /Rede em Movimento | Ano 2013


Data
Motivo
Entradas
Saídas
Saldo
7/2
Abertura Conta *
100,00
-
100,00
19/2
Venda Papel
324,20
-
424,20
15/3
Venda Papel
148,50
-
572,70
27/3
Entrega à Rede
-
100,00
472,70
1/4
Venda Papel
75,20
-
547,90
17/4
Venda Papel
96,00
-
643,90
3/5
Entrega à Rede
-
100,00
543,90
3/5
Venda Papel
67,20
-
611,10
14/5
Venda Papel
86,00
-
697,10
7/6
Venda Papel
96,80
-
793,90
5/7
Venda Papel
96,80
-
890,70
26/7
Venda Papel
57,60
-
948,30
20/8
Venda Papel
140,80
-
1089,10
20/9
Venda Papel
32,00
-
1121,10
25/9
Venda Papel
160,80
-
1281,90
14/10
Venda Papel
160,00
-
1441,90
14/10
Venda Latinhas
63,00
-
1504,90
29/10
Venda Papel
99,20
-
1604,10

Totais
1804,10
200,00
1604,10

*Abertura de Conta com dádiva de 100,00 euros da Associação de Pais.

Plano de Atividades | 2013-2014

Com a colaboração de todos, propomo-nos desenvolver as seguintes atividades durante o corrente ano letivo:

1 – Melhorar as condições físicas da Escola.
     
      a) Ganhar o Orçamento Participativo, para ampliação do refeitório.

      b) Continuar com as pinturas das salas de aulas.

      c) Melhorar os acessos aos monoblocos.

2 – Melhorar a interação dos pais com os professores, para melhorar o desempenho escolar.

      a) Realizar pelo menos uma reunião conjunta entre a Associação de Pais, os Representantes dos Pais nas turmas e os Diretores de Turma.

      b) Começarmos a dar algumas das aulas para a cidadania, como forma de nos envolvermos mais na escola.

      c) Participarmos ativamente em todos os órgãos da escola: Conselho Geral, Comissão de Auto-avaliação, reuniões intercalares.

      d) Realizar uma Feira do Livro e patrocinar concursos literários para estimular o gosto pela leitura e pela escrita, em colaboração com a Biblioteca e os professores de português.
      
       e) Aumentar o número de livros da Biblioteca, através de uma campanha de doação de livros.
       
       f)  Ajudar a Escola a melhorar o Banco de Livros Escolares.
      
       g) Participar nas comemorações do 25º Aniversário da Ibn Mucana
      
       h) Lançar ações conjuntas com a Associação de Estudantes.

3 – Em colaboração com a Escola, monitorizar a qualidade da alimentação fornecida pelo refeitório.

4 – Apoio a crianças e famílias carenciadas.

a)    Aumentar a recolha de papel e latinhas.

b)   Apoiar a campanha “Cabazes de Natal” da Rede em Movimento


      c)  Realizar algumas feiras solidárias.

Relatório de Atividades | 2012-2013

As principais actividades realizadas pela Associação de Pais foram as seguintes:

  • Participámos ativamente em todas as reuniões do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, onde, entre outras questões, manifestámos a nossa preocupação com a redução do investimento na escola pública, e com os fracos resultados do aproveitamento escolar;
  • Exclusivamente com mão de obra voluntária, realizámos a pintura de 11 salas de aula, onde investimos cerca de 1.800,00 euros em tintas e materiais;
  • Conseguimos um subsídio de 3.000,00 euros da Câmara Municipal de Cascais para a compra das tintas necessárias à conclusão da pintura das salas ainda em falta;
  • Organizámos uma Feira do Livro;
  • Promovemos a plantação de 20 marmeleiros. Infelizmente devido a algum vandalismo e a uma avaria no sistema de rega só sobreviveram 9 árvores;
  • Lançámos a campanha “Papel por alimentos”, que recolheu 14.980 Kgs de papel que renderam à Rede em Movimento a importância de 990,70 euros;
  • Lançámos um concurso de ideias para a criação de telas para os cestos de recolha de papel, que teve a participação entusiástica dos alunos do 10º2 do Curso Profissional Técnico de Design Gráfico e da profª Sandra Silva. Entre muitas e boas propostas, foi considerada vencedora as apresentadas pelas alunas Mariana Gomes e Valéria Monteiro;
  • Criámos um blog (apibnmucana.blogspot.pt) para aproximar a comunidade escolar da Associação;
  • Apresentámos 2 projetos (ampliação do refeitório e aumento de um piso no Pavilhão F) ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Cascais, que ganharam as sessões onde foram apresentados;
  • Realizámos um magnífico arraial pelo Santo António.

Constituição da Associação de Pais | 2013-2014

Mesa da Assembleia Geral
Presidente | José Pedro Marques
Vice-presidente | Isabel Trigo
Secretária | Lina Maria Tomé Pardelha

Conselho Fiscal
Presidente | João Miguel Lopes
Vice-presidente | Alice Rosa Simões
Secretária | Ana Margarida Ferreira Carvalho

Direcção
Presidente | José Fernando Rebelo Pires Batalha
Vice-presidente | Maria João Vieira Cardoso
Tesoureira | Anabela Martins
Secretária | Mafalda Santos Comba

Vogal | Alexandra Egreja
Vogal | Amélia do Nascimento Augusto Morais
Vogal | Ana Cristina Magalhães
Vogal | Ana Isabel Gomes
Vogal | Ana Paula Duarte
Vogal | Carla Margarida Rosa Oliveira Dias
Vogal | Dalila Maria Coelho Santos
Vogal | Filipa Pelágio
Vogal | Filomena Rodrigues da Cunha
Vogal | Gabriel Martins
Vogal | Inês Roseta Veloso
Vogal | Inês Varela Monteiro
Vogal | José Valentim de Campos Silva
Vogal | Maria Ana Peixoto
Vogal | Paulo Prates
Vogal | Susana Groginha
Vogal | Teresa Passadas Cardoso


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Assembleia Geral da AP | realizada 4 novembro

A Assembleia Geral de ontem realizou-se com a presença de 32 pessoas. 
Foi aprovada por unanimidade a única lista concorrente aos órgãos sociais. Foram ainda apresentados o Relatório das Atividades desenvolvidas durante o ano letivo 2012/2013, as contas da campanha "Papel por Alimentos, e o Plano de Atividades para o ano letivo corrente. 

Na apresentação da lista, foi expressamente referido que todos os pais são convidados a participar nas reuniões (todas as primeiras segundas feiras do mês) e atividades da Associação em perfeita igualdade com os membros da lista eleita. Também na apresentação do Plano de Atividades foi dito que é um plano aberto a sugestões e que se manterá aberto até ao fim do ano letivo. Todos podem apresentar, a cada momento, sugestões para atividades a desenvolver. 
Como principal atividade a desenvolver ainda este período, é conseguirmos ganhar o Orçamento Participativo da CMC. 
Foi sublinhada a importância de começarmos a monitorizar a qualidade e a quantidade da comida servida no refeitório, o que procuraremos começar a fazer ainda este mês. 
Foi ainda referida a necessidade de reforçarmos a nossa recolha de papel e latinhas, para fazermos face às necessidades crescentes de fornecimento de alimentos. Neste momento está já a custar 65 euros por semana a alimentação de 21 crianças apoiadas pela Rede em Movimento. 
Temos também de, em colaboração com a Rede em Movimento e com os diretores de turma, apoiar a campanha dos "Cabazes de Natal", que não podem ser só no Natal. 
Falámos também na necessidade de dinamizarmos o Banco de Livros Escolares pois temos ainda dezenas de crianças que não têm os manuais escolares (anexamos lista dos manuais em falta). Agradecemos que quem possa disponibilizar alguns desses manuais os faça chegar rapidamente à escola, ao cuidado da Rede em Movimento. 
O José Pedro Marques propôs que, através do nosso blog (em http://apibnmucana.blogspot.pt/) ou por outros meios, divulgássemos estratégias educativas que tenham dado bons resultados com os nossos filhos. Apresentou como exemplo o site kahnacademy.org que permitiu que a filha tivesse uma apreciável melhoria de resultados a matemática. 
A Ana Cristina Magalhães falou-nos no Prémio Infante D. Henrique, que é a versão portuguesa do "International Award for Young People". É um programa internacional de desenvolvimento pessoal e social que foi considerado pelo Diário Económico em 2012 como "O passaporte para as melhores universidades do mundo". e em 2013 como "O passaporte para o emprego". 

Vamos, todos juntos, conseguir ajudar a escola a ser uma melhor escola. 

José Batalha

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Bom fim de semana!

...ainda no rescaldo do Halloween...fica aqui um clássico!



Projeto Rede em Movimento

A Rede em Movimento (que gere as verbas obtidas com a venda do papel), está neste momento a apoiar, em termos alimentares, 21 crianças.

Esse apoio custa 65,00 euros por semana, ou 260,00 euros por mês.

Como vendemos o papel a 80,00 por  tonelada, temos que recolher todos os meses 3.250 Kgs de papel, só para suportar os custos atuais.

Esta semana entregámos mais 1.240 Kgs, o que eleva o total deste ano letivo (desde julho inclusive) para 8.130 Kgs que nos renderam 650,40 euros.

Recolhemos ainda 420 Kgs de latinhas, que vendidas a 150,00 euros por tonelada, renderam 63,00 euros.

Ainda não estamos a recolher as quantidades necessárias aos custos que já temos, mas estamos a aumentar a recolha todos os meses.

Com a colaboração de todos vamos conseguir.


José Batalha