terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Exmos Senhores,

Sou mãe de uma aluna que frequenta o 7.º ano da escola IBN Mucana.

No decorrer deste ano letivo, tenho constatado que globalmente os professores queixam-se que os alunos estão desconcentrados nas aulas, não realizam ou realizam à pressa e sem qualidade os trabalhos de casa, não têm hábitos de estudo, estão desinteressados, não planeiam a execução dos trabalhos.

Estes comportamentos prejudicam globalmente o desempenho académico dos alunos e desmotivam os professores que a meio do ano começam a dar sinais de cansaço.

Como mãe penso que estes assuntos podem ser trabalhados pelos pais e encarregados de educação que em casa devem acompanhar mais os seus filhos, desenvolvendo metodologias, estratégias que permitam corrigir comportamentos menos adequados. No entanto, nem  sempre esta tarefa é fácil por inúmeras razões, desde a falta de tempo, desconhecimento sobre a forma de agir, problemas familiares, entre outros.

Deste modo, e por forma a auxiliar os pais no desempenho das suas competências parentais, surgiu-me a ideia de através da associação de pais, colocar à disposição dos pais desta escola, formação que lhes permita adquirir e desenvolver competências nestas áreas. Todos ganharíamos com esta ferramenta, desde os pais que poderiam esclarecer as suas dúvidas e obter auxílio sobre a melhor forma de agir, os professores que teriam aulas mais tranquilas, e acima de tudo os alunos que poderiam concentrar-se mais nos seus objetivos escolares e, por essa via, alcançar o sucesso académico.

Neste momento, tenho conhecimentos de dois projetos desenvolvidos pela Câmara de Cascais aos quais, apesar de não estarem diretamente relacionados com este objetivo, contribuiriam na tarefa de ajudar os pais:  Projeto recriar e Coisas de todos nós.

Para além destes dois projetos, poder-se-ia convidar algum pai/mãe com formação em psicologia que pudesse organizar uma sessão de esclarecimento.

Estou disponível para discutir este assunto e colaborar na sua implementação.

Sem outro assunto, apresento os meus melhores cumprimentos.
Atentamente e ao dispor.
Filomena Cunha

Mensagem enviada por Filomena Cunha a 20 de fevereiro

-------------------------------------------------------------------------------------------------

No seguimento de pesquisas que tenho efetuado sobre o assunto que volto a reencaminhar, verifiquei que a associação de pais dos Alunos das Escolas Secundárias de Torres Vedras tem desenvolvido ações desta natureza.


Certa da v/ melhor atenção ao presente assunto, fico a aguardar o v/ contacto.
Com os melhores cumprimentos
Filomena Cunha

Mensagem enviada por Filomena Cunha a 21 de fevereiro

Sem comentários: