domingo, 20 de setembro de 2015

OP13 - Inauguração da amplicação do refeitório




INAUGURAÇÃO DO REFEITÓRIO



18 de setembro de 2015



Bom dia a todos.

Muito obrigado pela vossa presença.

Começo por referir que esta obra que hoje inauguramos, não é uma obra da Associação de Pais e muito menos é uma obra de uma só pessoa.

Muitas pessoas se mobilizaram para que esta obra fosse possível.

Essa mobilização começou desde logo com dezenas de  pais, mães e professores que se deslocaram à sessão pública do Orçamento Participativo para apresentar e defender este projeto.

Continuou com ainda mais dezenas de pessoas a trabalharem arduamente, durante mais de um mês, para conseguirem os votos dos cascalenses.

Concluiu-se com a confiança de 4.920 pessoas que, entre várias dezenas de projetos, acharam que este  iria beneficiar não apenas os 1.554 alunos que este ano vão frequentar esta escola, mas os muitos milhares que nos próximos anos aqui estudarão.

São todas estas pessoas, que possibilitaram que hoje estejamos aqui, que merecem os nossos agradecimentos.

Também estamos gratos à empresa Wallup, Lda, que num prazo extremamente curto, construiu esta obra que a todos nos orgulha.

Esta empresa, que não conhecíamos, revelou uma capacidade técnica e organizativa assinalável e, mais importante ainda, uma postura de colaboração permanente, que foi muito além do que seria expectável e do que seria contratualmente exigível.

Por último e porque os últimos são os primeiros, temos de agradecer esta obra à Câmara Municipal de Cascais.

Desde logo por ter criado o Orçamento Participativo.

Consideramos que o Orçamento Participativo é muito mais do que uma forma de os munícipes dizerem aos autarcas eleitos, que obras consideram importantes para a melhoria da qualidade de vida das suas comunidades.

Consideramos que o OP é uma extraordinária maneira de aproximar os eleitores dos eleitos e é uma verdadeira escola de cidadania, pois incentiva os munícipes a participarem na vida do seu concelho, mostra-nos que as nossas opiniões contam, que a nossa participação vale a pena e que tem consequências.

O OP de Cascais é hoje o mais participado de Portugal e um dos mais participados da Europa tendo-se tornado  um “case study” a nível mundial, do Maputo a Nova Iorque.

Este sucesso deve-se em grande parte à equipa do OP.

Nos dois últimos anos temos contactado, quase diariamente com a equipa do OP e podemos testemunhar a sua competência técnica, a sua entrega, o seu empenhamento, a sua disponibilidade permanente para ouvirem e mobilizarem os munícipes para esta causa.

A equipa do OP honra a Câmara Municipal de Cascais

Mas os maiores responsáveis pelo êxito do OP são os seus responsáveis políticos, que para além de o terem criado, têm sabido ir ajustando o seu regulamento.

Quando em 2013, as escolas, vítimas de anos e anos de desinvestimento do MEC na sua manutenção, se viraram, em desespero de causa para o OP e ganharam 6 dos 7 projetos aprovados, a CMC soube compreender 2 coisas:

1 - Que não as podia abandonar, apesar de não serem na sua maioria da sua área de competência.

2 - Mas também que não podia permitir que  o OP se transformasse num OP escolar.

As alterações introduzidas em 2014 dificultam-nos a vida, mas são inteiramente justas e equilibradas

Já as alterações    introduzidas este ano no sistema de votação parecem-nos  erradas, por dificultarem a tarefa dos proponentes que certamente levarão a uma queda na participação dos munícipes, relativamente à verificada em 2014.

Temos no entanto a certeza que a CMC saberá analisar os  resultados obtidos e corrigirá a rota, para que em 2016 voltemos a ter um novo recorde de participação.

Temos ainda uma razão adicional para estarmos gratos à Câmara.

Quando, na sequência da votação do nosso projeto, solicitámos à CMC que permitisse que fossemos nós a realizar os respetivos projetos e fossemos nós a lançar a obra, porque isso  permitiria reduzir a burocracia e encurtar prazos, a CMC acreditou no nosso empenhamento e na nossa capacidade e acedeu ao nosso pedido.

Hoje demonstramos que essa confiança foi merecida, pois o nosso projeto é o primeiro do ano 2013 a estar concluído.

Para terminar e porque estamos no início de um novo ano escolar em que a CMC assumiu novas responsabilidades com a assinatura do Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências, queremos assinalar o seguinte:

Sempre entendemos que uma gestão de proximidade poderia ser mais eficaz, principalmente se os autarcas souberem ouvir e trabalhar com quem está no terreno, nomeadamente as direções das escolas e as Associações de Pais.

É inteiramente justo reconhecer que esse trabalho tem sido feito, com grande esforço de todos, nomeadamente da equipa da educação, que com pouquíssimos meios humanos conseguiu que  este ano letivo se inicie em muito melhores condições do que no passado recente.

Os problemas estão longe de estarem resolvidos, mas estamos no caminho certo.

Como diz um ditado africano: Sozinhos andamos mais depressa, mas acompanhados chegamos mais longe.

Muito obrigado a todos.

Discurso do presidente da associação de pais Ibn-Mucana, José Batalha

Sem comentários: