terça-feira, 7 de maio de 2013

Orçamento Participativo da CMC

A Associação de Pais participou na 1ª reunião do OP, realizada no passado sábado, na Escola Secundária de São João do Estoril.

A ideia era percebermos como é que as coisas funcionam, para estarmos preparados quando formos apresentar o nosso projeto.

Nestas reuniões as pessoas são distribuídas por várias mesas e apresentam os seus projetos.

Cada mesa só pode selecionar dois projetos, independentemente do número e qualidade dos projetos apresentados.

Os projetos selecionados por todas as mesas são depois colocados à votação do plenário e só os cinco mais votados passam à análise técnica da Câmara Municipal, que os pode aprovar ou rejeitar. Só depois serão colocados à votação final dos munícipes.

Do que atrás foi dito resulta que nesta fase podemos apresentar os dois projetos que temos (construção do piso no pavilhão F e ampliação do refeitório), até para prevenir a possibilidade de um ou outro virem a ser excluídos na análise técnica da Câmara.

Quando se chegar à fase final da votação, convém concentrar os votos no projeto que a comunidade escolar vier a escolher (apelamos a que todos participem nesta escolha, mandando-nos um e-mail com a vossa preferência).

Para garantir que os nossos projetos são aprovados (primeiro na mesa em que forem apresentados e depois no plenário) convém que nos mobilizemos para as reuniões do OP em que serão apresentados.

Embora os projetos possam ser apresentados em qualquer reunião, pensamos que faz sentido que sejam apresentados nas reuniões que se realizam na nossa freguesia.

Assim, iremos apresentar o primeiro projeto na próxima 5ª feira, dia 9, na Associação de Apoio Social Nossa Senhora da Assunção, na Malveira da Serra, pelas 21.00 horas.

Apelamos a todos para que participem nesta reunião, que é um exercício muito interessante de democracia participativa, que vale por muitas aulas de educação cívica.

Para irmos juntos, vamos encontrarmo-nos em frente à Ibn Mucana às 20.30 horas.

Obrigado a todos pela colaboração.
 
 
José Batalha

Sem comentários: