terça-feira, 9 de abril de 2013

Concurso Escolar "A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento..."

Está aberto o Concurso Escolar "A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento...", promovido conjuntamente pela Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística, e pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC). A iniciativa, dirigida a alunos dos Ensinos Básico e Secundário, pretende estimular o conhecimento da realidade museológica e patrimonial nacional, através do contacto das escolas com os museus e consequente sensibilização para a conservação, proteção e valorização do património cultural. A entrega dos portefólios com os trabalhos a concurso decorre até 17 de maio.
A iniciativa pretende proporcionar às escolas e aos museus uma oportunidade de desenvolverem ou de reforçarem a cooperação no domínio do património cultural, já que o conhecimento deste constitui uma importante experiência educativa, facilitadora da integração das crianças e dos jovens na comunidade.
 
Os candidatos devem apresentar portefólios com trabalhos relativos a um museu ou um palácio que integre a Rede Portuguesa de Museus ou a um monumento tutelado pela DGPC, preferencialmente o museu, o palácio ou o monumento mais próximo da escola, de modo a promover o conhecimento do património local.
 
Podem concorrer trabalhos originais no domínio da produção escrita, das artes visuais, das artes performativas, da fotografia, do vídeo e do multimédia.
 
Os portefólios com os trabalhos para apreciação devem ser entregues nos museus, palácios ou monumentos com os quais se colaborou até ao final do prazo estabelecido.
 
Os resultados do concurso são divulgados entre 31 de maio e 3 de junho nos sítios da internet da DGE e da DGPC.
 
A entrega de prémios e exposição dos trabalhos premiados decorre no dia 6 de junho.
 
Para esclarecimentos e informações, contactar por e-mail para o endereço eletrónico aminhaescolaadota2013@dge.mec.pt.
 
Para mais informações, incluindo a consulta do regulamento, aceder ao sítio Concurso escolar - Direção-Geral da Educação.

Sem comentários: