terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Cascais e a Universidade Católica estudam novo modelo para gestão local de educação


PROTOCOLO ASSINADO DIA 17 DE DEZEMBRO | 15H30 | SALÃO NOBRE DOS PAÇOS DO CONCELHO


Nos próximos nove meses, a Câmara Municipal de Cascais e a Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto vão lançar as bases para a futura criação em Cascais de uma Administração Local de Educação com base municipal. O protocolo para o desenvolvimento deste projeto-piloto é assinado dia 17 de dezembro, às 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Gizar um novo modelo de intervenção e coordenação local da política educativa é o principal desafio colocado à Universidade Católica e visa, no futuro, criar uma Administração Local de Educação, a qual poderá vir a ser implementada, a título experimental, em Cascais com o apoio do Ministério da Educação e Ciência. A Câmara Municipal de Cascais irá assegurar os meios necessários para a operacionalização deste trabalho por parte dos peritos da Universidade Católica, disponibilizando ainda uma verba de cerca 30.000 euros até setembro de 2013.

Ao desencadear o processo de criação de uma Administração Local de Educação, a Câmara Municipal de Cascais evidencia a sua vontade política de criação de um sistema de monitorização e análise de medidores do impacto real das políticas de educação e formação, bem como na melhoria do ensino básico e secundário. Além disso, vai promover uma ligação mais aprofundada com agentes do sector económico para a construção de ofertas educativas relevantes no mercado de trabalho.
A ideia de criação desta plataforma experimental de gestão local da educação surge alinhada com a aposta nacional e local de combate à baixa escolaridade e abandono escolar precoce, incluindo o progressivo alargamento da escolaridade obrigatória e o aumento do número total de jovens qualificados.


www.cm-cascais.pt

Sem comentários: